Sem contratações, o Palmeiras está preparado para brilhar em 2023?

Mesmo perdendo Scarpa, Wesley, Veron e com a saída iminente de Danilo, o Palmeiras ainda não fez contratações para 2023. O elenco atual é o suficiente?

Mesmo perdendo Scarpa, Wesley, Veron e com a saída iminente de Danilo, o Palmeiras ainda não fez contratações para 2023

Para responder a questão,  precisamos destacar posição por posição:

Gol: Weverton, Lomba e Vinicius

No gol, temos simplesmente o melhor, ou facilmente um dos melhores goleiros brasileiros em atividade. Não à toa, Weverton representou o Palmeiras na Copa do Mundo.

Além disso, não tem histórico de lesões, e independente de quem seja o novo técnico da seleção, não deve mais convocar Weverton por conta da idade, deixando-o totalmente à disposição do clube.

Com as ótimas atuações de Marcelo Lomba em 2022, quando exigido, o Palmeiras realmente não precisa de goleiros para hoje. No máximo, daria para substituir Vinicius Silvestre por um goleiro jovem e promissor, e ir preparando-o aos poucos para suceder Weverton.

Zaga: Gustavo Gomez, Murilo, Luan, Kuscevic e Naves

A zaga talvez seja o setor mais bem servido do time.

Entre os titulares, Murilo se provou a melhor contratação da equipe em 2022, rapidamente tornando-se titular absoluto e sendo seguro, artilheiro e decisivo ao longo de toda a temporada.

Enquanto isso, Gomez já é um dos maiores zagueiros da história do clube, se não o maior ao lado de Luís Pereira. 

Na reserva, temos o ídolo Luan, com história no clube e Naves, menino promissor da base ganhando uma oportunidade.

Sem muito espaço, o ótimo zagueiro chileno Kuscevic atrai olhos de clubes interessados, teve sondagens do futebol francês, mas ainda segue no Palmeiras e complementa a provável melhor zaga do continente.

LD: Marcos Rocha, Garcia e Mayke

Ano vai ano vem e Marcos Rocha e Mayke seguem no time, seguem sendo contestados, e seguem calando os críticos. Apesar de não formarem a lateral dos sonhos, ainda oferecem consistência e segurança.

Além disso, o jovem Garcia é promissor, e pode evoluir muito. Abel já sinalizou que Mayke jogará de Ponta, e se for o caso, Garcia pode ganhar muitas chances e mostrar a que veio. 

 

LE: Piquerez e Vanderlan

A lateral esquerda é outro setor forte do Palmeiras. Piquerez caiu como uma luva no time, superando seu ótimo antecessor e conterrâneo Matias Viña. Enquanto isso, Vanderlan também mostrou muito futebol, e faz até sombra para Piquerez.

 

Acredito que não seja uma posição para contratar, mas pode ser uma boa subir um menino da base como terceira opção.

Meias: Bruno Tabata, Atuesta, Fabinho, Gabriel Menino, Jailson, Jhon Jhon, Veiga e Zé Rafael.

Se o Palmeiras pudesse contar com Danilo e Scarpa, não teria o que mexer neste meio de campo. Entretanto, são duas saídas importantes…

Provavelmente o time vai jogar com 3 atacantes nesta temporada. Afinal, difícil o Abel tirar Dudu, Rony ou Endrick.

Dessa forma, o time titular deve ter Veiga como armador, Zé Rafael de volante e alguém no lugar de Danilo. 

Jailson vem de um longo período de lesão, Gabriel Menino já mostrou muito futebol, mas não tem constância para assumir a titularidade, Atuesta é um bom passador, mas não tem a característica defensiva para assumir a posição, e Fabinho ainda não tem experiência no profissional.

Isso cria uma lacuna para a posição de volante/meia central. Dessa forma, seria importante o Palmeiras contratar um substituto de Danilo.

Atacantes: Dudu, Endrick, Rony, Giovani, Merentiel, Flaco Lopes, Navarro e Breno Lopes

Teria que chegar Messi, Salah ou Haaland para tirarem Dudu, Rony ou Endrick da titularidade. O ataque titular se projeta muito bem para a temporada.

Além disso, centroavante não é mais um problema, com o clube tendo-os até em excesso no momento.

Dessa forma, não existe necessidade de uma contratação, ainda mais uma de alto investimento. 

Entretanto, desde as saídas de Wesley e Veron, o Palmeiras não tem muitos atletas de velocidade e drible para atuarem nas pontas.

Com isso, o Palmeiras tem 3 caminhos: 

1 – Caso perca Dudu ou Rony por qualquer motivo, Abel pode recorrer a Giovani, ou puxar Endrick para a ponta e lançar Merentiel, Lopes ou Navarro de centroavante.

2- Contratar ou subir da base mais um jogador de velocidade pelas pontas.

3- Usar apenas Giovani, Breno Lopes e Mayke como opções na ponta, e arriscar ficar com o elenco curto caso o time tenha desfalques ao longo da temporada.

Conclusão

Sinceramente, não é nenhum absurdo o Palmeiras não contratar dado o elenco que tem. Apesar de perder Scarpa, o Verdão não precisa necessariamente de um meia armador, por ter Dudu, Rony e Endrick no ataque, com Veiga de armador e Tabata na reserva.

Entretanto, seria importante trazer um bom jogador para repor a iminente saída de Danilo, que pode fechar com o Nottingham Forest ou o Mônaco a qualquer momento.

Fala-se em Jean Lucas ou em Matheus Henrique para substituir Danilo. São duas boas opções, com as caracteríscas que o Abel gosta de trabalhar. Mas seja um deles ou outro nome, seria importante fazer uma contratação no setor.

Também seria bom contratar mais um jogador de velocidade pelas pontas para fortalecer o elenco para a temporada. Talvez até repatriar Artur Victor, do Bragantino, ou trazer algum outro jovem promissor.

Gostou da matéria? Siga o Blog do Milan no Instagram e no Facebook, lá postamos ainda mais conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *