Quem são os 10 maiores goleiros da história do Palmeiras? Confira!

Conheça os 10 maiores goleiros da história do Palmeiras!

A academia de goleiros do Palmeiras é a melhor e mais tradicional do Brasil. O Verdão revelou e teve grandes jogadores na posição, tornando-se referência em solo nacional e internacional.

Para a lista, foi considerada a qualidade técnica, história no clube e relevância do atleta no esporte.

10 – Jurandyr

Primeiro goleiro do Palestra Itália a defender a seleção brasileira - maiores goleiros do Palmeiras

Foi o primeiro goleiro do então Palestra Itália a defender a seleção brasileira como titular, disputando os torneios Sul-Americanos de 1937 e 1945 (atual Copa América).

Conquistou apenas um título Paulista com o Palmeiras, no longínquo ano de 1936, mas durante seu período no Verdão disputou 133 jogos, com impressionantes 85 vitórias (e apenas 21 derrotas).

futuro.

9 – Zetti

Zetti, campeão do mundo em 1994 e antecessor de Velloso no Palmeiras

Zetti poderia estar melhor colocado na lista, tendo sido revelado no clube e sendo o goleiro com a maior sequência de jogos sem sofrer gols com a camisa alviverde. Em 12 jogos, Zetti totalizou 1.238 minutos de invencibilidade, sendo o 9º maior tempo sem sofrer gols entre todos os goleiros do futebol mundial.

Foi o reserva de Taffarel na conquista do Tetra em 1994, atuou pelo Palmeiras de 1983 até 1990 e foi antecessor de Velloso.

Apesar de tanto tempo de Palestra, Zetti passou a maior parte de sua estadia no Verdão sendo emprestado e no banco de reservas. Quando finalmente engrenou e conquistou a titularidade, sob os comandos de Minuca e do ídolo Valdemar Carabina, quebrou a perna em uma disputa com Bebeto.

A fratura o deixou fora dos gramados por 8 meses, período em que foi substituído por Velloso, que iniciou sua trajetória como mais um dos grandes goleiros da história do clube.

Totalmente descontente com a volta para o banco de reservas após se recuperar, comprou seu próprio passe e deixou o clube sem conquistar nenhum título e com 98 partidas disputadas.

8 – Primo

Primeiro campeão paulista com o Palmeiras

Foi o titular durante os primeiros títulos paulistas da história da Sociedade Esportiva Palmeiras (1920, 1926 e 1927). Vale ressaltar que o título de 26 foi conquistado de maneira invicta.

Primo nasceu na Itália e se naturalizou brasileiro, estreando pelo então Palestra Itália ainda em 1918, 4 anos após a fundação do clube.

Não apenas se tornou o primeiro arqueiro a completar 100 jogos pelo Verdão, encerrando seu ciclo após 10 temporadas, como foi o primeiro goleiro alviverde a ser convocado para a seleção brasileira.

Em 1919, fez parte do elenco campeão Sul-Americano (atual Copa América). Em outras palavras, além de ser parte do primeiro elenco alviverde campeão paulista, também foi parte do primeiro título importante do país.

7 – Fernando Prass

Fernando Prass - maiores goleiros do Palmeiras

“Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão”. Uma simples frase define a trajetória cinematográfica que o incontestável ídolo Fernando Prass viveu na Sociedade Esportiva Palmeiras.

Fernando Prass chegou no momento mais conturbado da história do clube, que acabara de ser rebaixado e estava sem dinheiro e sem auto estima. No meio disso, o goleiro chegou para ser um dos nomes da reestruturação do elenco e o início de um projeto vencedor.

Apesar de não fazer parte do plantel rebaixado em 2012, chegando apenas para ajudar, recebeu xingamentos e ataques de torcedores enfurecidos com o time.

Prass superou a desconfiança e foi o primeiro goleiro que “vingou” após a aposentadoria de Marcos.

Além de ajudar o time a voltar da série B e permanecer na elite do futebol brasileiro, também foi fundamental para a retomada da “estrada da vitória” e do orgulho palmeirense.

Com humildade, caráter e qualidade, foi protagonista em um dos títulos mais emocionantes da história do esporte (a Copa do Brasil de 2015). Também fez grandes atuações contra o Corinthians, tornando-se destaque na eliminação do arquirrival na semifinal do Campeonato Paulista de 2015.

Além disso, viveu um grande momento em 2016, conquistando a convocação para defender o Brasil nas Olimpíadas (aos 38 anos de idade), mas uma lesão o tirou da competição. Curiosamente, Weverton o substituiu na ocasião, enquanto ainda defendia o Atlético Paranaense.

Apesar de ter acontecido a lesão, 2016 também coroou seu ciclo no Palmeiras, com o time conquistando o Campeonato Brasileiro após 22 anos na fila.

Dessa forma, chegou em meio ao caos e deixou o clube com mosaicos em sua homenagem e uma das histórias mais bonitas dentro do clube.

Com 273 jogos e 7 anos de Palmeiras, conquistou 4 títulos (1 Série B, 2 Brasileiros e 1 Copa do Brasil) e ganhou merecidamente um espaço especial nos corações e memórias palmeirenses.

6 – Weverton

Weverton, ouro olímpico e atual goleiro do Palmeiras

Embora não tenha tantas partidas quanto outros nomes da lista, já é um dos maiores e mais vencedores goleiros da história do Palmeiras. Apesar de chegar sob desconfiança em uma posição onde o Verdão já tinha os ídolos Fernando Prass e Jailson em boa fase, Weverton não demorou a se firmar como titular e a conquistar o carinho e a admiração da torcida.

Desde que chegou, já somou 179 partidas pelo clube, conquistando o Campeonato Brasileiro de 2018 e a Tríplice Coroa de 2020, além da Florida Cup, também em 2020. Vale ressaltar que o goleiro foi o atleta mais constante e crucial do time ao lado de Gustavo Gomez durante a conquista da tríplice coroa, o que eleva ainda mais a sua importância dentro do clube.

Além disso, Weverton tem tudo para se tornar ainda mais importante para o Palmeiras. Isso porque no momento desta matéria, o atleta ainda tem 33 anos e deve escrever ainda mais capítulos de uma história bonita e bem sucedida.

5 – Velloso

maiores goleiros do Palmeiras - Velloso

Sucessor de Zetti e pupilo de Valdir de Morais, Velloso foi a muralha alviverde durante o início glorioso do Palmeiras Parmalat, na década de 90.

Segundo o site oficial do clube, é o 15º atleta com mais jogos pelo Verdão, tendo atuado em 458 partidas, com direito a 6 títulos (1 Brasileiro, 2 Paulistas, 1 Copa do Brasil, 1 Sul Americana e 1 Libertadores).

Foi um dos destaques do Brasileiro de 1994 e só perdeu a vaga de titular para Marcos após se lesionar, da mesma forma que substituiu Zetti, e exatamente durante a Libertadores que consagrou o santo goleiro.

O “cabelo de boneca”, hoje é comentarista do programa jogo aberto na TV Bandeirantes, e muitas vezes age como porta voz da torcida do Palmeiras na mídia tradicional.

 

4- Valdir de Morais

Valdir de Morais, ídolo do Verdão

Com toda a certeza um dos maiores ídolos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Valdir é o 11º jogador com mais partidas pelo Verdão, tendo atuado em 480 partidas durante as 11 temporadas em que honrou o manto alviverde.

Valdir foi o primeiro goleiro da história do Palmeiras a sagrar-se Campeão Brasileiro (1960) e o primeiro finalista da Libertadores (1961). Aliás, também foi um dos 11 iniciais na partida entre Brasil e Uruguai em que a seleção inteira foi representada por atletas do Verdão, com o canarinho verde conquistando uma vitória por 3×1 na ocasião.

Foi pioneiro do trabalho de preparador de goleiros, tendo deixado um legado que contribuiu para a formação de muitos atletas importantes para a posição.

Tricampeão Paulista, Tricampeão Brasileiro e Campeão da Rio-São Paulo, Valdir ficou eternizado como um grande vencedor, ícone e referência na história do Palmeiras.

3 – Oberdan Cattani

Oberdan, primeiro campeão mundial de clubes

Esteve presente durante a arrancada heroica, quando Palestra se tornou Palmeiras, foi considerado o maior goleiro da década de 40 e tornou-se conselheiro do clube, sendo muito importante para a valorização dos ex atletas e criação de vínculos maiores e mais fortes com os símbolos do clube.

Oberdan também é um grande exemplo de amor e dedicação, tendo vivido 14 temporadas à frente do gol alviverde, e mantendo-se conectado como torcedor e conselheiro até falecer em 2014, com 95 anos.

Além disso, é um dos poucos jogadores que conquistou a glória de ter um busto em sua homenagem no Allianz Parque.

Completou 358 jogos e foi tetracampeão Paulista, campeão da Rio-SP e campeão Mundial de Clubes (primeiro título do torneio na história, em 1951) enquanto jogador do Palmeiras.

2 – Emerson Leão

Emerson Leão, goleiro da academia alviverde - maiores goleiros do Palmeiras

Antes de Zetti, Leão foi o goleiro recordista de tempo sem ser vazado. Em 1973 ele ficou 1.057 minutos sem sofrer gols, marca que hoje ainda é a 19ª colocada no ranking mundial.

Pelo Palmeiras, foi tricampeão Paulista e tricampeão Brasileiro, tendo atuado na época da academia ao lado de Ademir da Guia, Dudu e Luiz Pereira.

Foi convocado para 4 edições de Copa do mundo (1970, 1974, 1978 e 1986), tendo sido campeão em 70 (como reserva) e titular em 74 e 78.

É até hoje o segundo atleta com mais partidas pelo Palmeiras, com 621 jogos à frente do gol palmeirense.  Ademir da Guia lidera a lista com 902.

 

1 – Marcos

Marcos, maior goleiro da história do Palmeiras

Marcos é aquele ídolo notório e indiscutível, cujo carisma transcende as cores do clube. O goleiro tem uma legião de fãs, mesmo entre os rivais, por sua personalidade carismática, humilde e divertida.

Fez sua carreira inteira no Palmeiras, clube que defendeu de 1992 a 2012. Viveu a fantástica era Parmalat, quando o clube foi uma verdadeira potência por quase uma década.

Com a dura concorrência de Velloso, só conseguiu se tornar titular em 1999, quando a lesão do companheiro lhe rendeu a oportunidade de uma vida. O Palmeiras sonhava com a Libertadores e Marcos foi o grande protagonista na conquista do inédito título.

Até hoje é o único goleiro a ter sido premiado como melhor jogador das Américas.

Em seus dias de glória, foi muito importante para o Verdão e também para a seleção, tendo sido fundamental para a conquista do Penta em 2002 (aliás fez 2 defesas dificílimas na final contra a Alemanha que foram fundamentais).

Vivendo seu auge, recebeu uma proposta do Arsenal (gigante inglês em grande fase), mas escolheu disputar a série B pelo Palmeiras.

Se a década de 90 foi maravilhosa para o clube, a primeira década de 2000 foi totalmente ao contrário. Mas mesmo tendo inúmeras propostas mais vantajosas financeiramente e com mais chances de títulos, Marcos recusou a todas e permaneceu no clube até se aposentar.

 

Menções Honrosas: Jailson, Sergio, Nascimento, Aymoré Moreira, Diego Cavalieri, Fábio

Confira também:

+Os 10 maiores “showmen” que já atuaram pelo Palmeiras!

+Quem são os 20 maiores ídolos da história do Palmeiras?

2 Comentários


  1. Gostava muito do Gilmar na década de 80..acho q teve mais relevância que o Diego Cavalieri, mesmo considerando o Diego um grande goleiro.

    Responder

    1. Boa! Obrigado pelo comentário, realmente o Gilmar jogou umas 5-6 temporadas no Palmeiras e foi um grande goleiro. Bem Lembrado!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *