A seleção de todos os tempos do futebol Paulista

Qual seria a seleção de todos os tempos do futebol paulista? 

Primeiramente, é importante frisar o critério utilizado. E o critério foi: selecionar  jogadores com passagens relevantes pelo futebol paulista, mas que não necessariamente tiveram seu auge jogando por aqui.

Por exemplo, Ronaldo Fenômeno não teve seu auge no Corinthians, mas teve uma passagem relevante pela equipe alvinegra, com protagonismo, idolatria e títulos. Dessa forma, sendo um dos maiores jogadores de todos os tempos, se qualifica para a seleção.

Daniel Alves, por outro lado, mesmo tendo sido campeão paulista, teve uma passagem ruim pelo são Paulo. De qualquer forma ele não bateria Cafu, nem Djalma Santos, mas ele sequer seria cogitado para a lista por conta do “saldo negativo” performando por equipe ou equipes paulistas.

A seleção de todos os tempos do futebol Paulista

Escalação:

Goleiro: Emerson Leão. 

13º jogador com mais partidas pela seleção brasileira em todos os tempos (105 jogos), Leão disputou 3 Copas do Mundo, sagrando-se campeão em 1970. 

Até hoje, Leão é o 2º jogador com mais jogos na história do Palmeiras (621), além de multicampeão.

Zagueiros: Luis Pereira e Domingos da Guia

Tricampeão brasileiro e bicampeão paulista pelo Palmeiras, Luís Pereira foi zagueiro artilheiro, atleta da seleção brasileira e um dos primeiros a deixar o Brasil para brilhar na Europa, com longa e vitoriosa passagem pelo Atlético de Madrid.

Apelidado de “Divino Mestre”, Domingos da Guia defendeu o Corinthians entre 1944-1948.  Embora tenha apenas títulos estaduais no currículo, e nada mais do que uma terceira colocação em Copa do Mundo com a seleção (pela Copa de 1938), ele foi um zagueiro à frente do seu tempo, que revolucionou a posição.

Laterais: Cafu e Roberto Carlos

Cafu teve uma passagem extremamente vencedora pelo São Paulo, com nada menos do que 10 títulos conquistados, com direito a Campeonato Brasileiro, duas Libertadores e Mundial. Além disso, também teve uma passagem relevante pelo Palmeiras, onde foi campeão Paulista em 1996, em uma equipe das mais fortes da história do futebol brasileiro. Tudo isso sem contar as 4participações em Copas do Mundo, com 2 títulos e 3 finais.

Com o chute mais forte do mundo, raríssimo lateral a disputar a Bola de Ouro da Fifa, e multicampeão por Palmeiras, Real Madrid e seleção brasileira, Roberto Carlos é um dos maiores laterais-esquerdo da história do futebol mundial.

Volante: Freddy Rincon

Bicampeão Brasileiro e Campeão Paulista pelo Corinthians, Rincón foi um dos maiores jogadores da história da Colômbia e do futebol Sul-Americano. Forte, aguerrido e técnico, era um jogador completo que atuava também como meia. Rincón teve passagens pelo futebol Europeu, atuando pelo Napoli e Real Madrid.

OBS: Se o time precisasse de mais um volante, Cesar Sampaio seria o meu escolhido para fazer dupla com Rincón.

Meias: Pelé e Rivaldo

Dois nomes que dispensam comentários. Simplesmente Pelé é o maior jogador de todos os tempos, com 3 títulos de Copa do Mundo, e maior ídolo da história do Santos, com mais de mil gols marcados.

Rivaldo foi o camisa 10 do penta, melhor jogador do mundo em 1999, e multicampeão com Milan e Barcelona. No futebol Paulista, atuou por Palmeiras, Corinthians e São Paulo, mas sua melhor passagem foi no verdão, com a conquista de um titulo Brasileiro e um Paulista.

Ataque: Ronaldo Fenômeno, Edmundo e Neymar

Mesmo acima do peso, já com uma idade mais avançada e após uma carreira de sucessivas lesões, Ronaldo mudou o patamar do Corinthians apenas com a sua presença. tamanha sua importância no futebol. E mesmo com todos os problemas acima citados, Ronaldo fez boas atuações pela equipe alvinegra, conquistando uma Copa do Brasil e um título paulista. Ronaldo brilhou pela seleção brasileira, Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão, conquistando o coração de arquirrivais e impressionando o mundo como um dos maior jogadores de todos os tempos.

Edmundo fez a maior parte da sua carreira no futebol brasileiro, com passagens muito marcantes, vencedoras e icônicas por Palmeiras e Vasco. Era um jogador muito brigador dentro de campo, com ímpeto de vencer, velocidade e grande poder de decisão.

Neymar é o grande jogador brasileiro da última década, com grandes conquistas por Santos, Barcelona e PSG. Muitas vezes injustiçado por não ter sido eleito melhor do mundo ou ganho uma Copa, Neymar é o maior artilheiro da história da seleção brasileira, ao lado de Pelé, foi protagonista em títulos de Libertadores, Copa do Brasil e Champions League, e sem dúvidas merece vaga na seleção Paulista ou qualquer outra seleção que se preze. 

Técnico: Telê Santana

Apesar de ter fama de “pé frio”, Telê unia futebol bonito com performance. Ídolo e multicampeão pelo São Paulo, e cabeça por trás da icônica seleção de 1982, seria o nome certo para escalar e treinar tantos craques.

Menções honrosas:

Treinadores: Felipão, Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo, Abel Ferreira e Parreira

Goleiros: Rogério Ceni, Marcos, Dida, Zetti, Cássio, Ronaldo Giovanelli, Manga, Gilmar dos Santos Neves, Oberdan Cattani, Velloso, Weverton e Valdir de Morais

Zagueiros: Mauro, Lugano, Gustavo Gomez, Dario Pereyra, Bellini, Clebão, Antônio Carlos Zago, Roque Júnior, Edu Dracena, Waldemar Carabina, Chicão e Gamarra

Laterais: Djalma Santos, Arce, Júnior, Cicinho, Léo e Carlos Alberto Torres

Volantes: Biro-biro, Vampeta, Marcos Assunção, Zé Roberto, Paulinho, Cesar Sampaio, Dudu (Olegario Tolói), Mazinho, Waldemar Fiume e Toninho Cerezo

Meias: Raí, Kaká, Gerson, Marcelinho Carioca, Neto, Rivelino, Socrates, Jair Rosa Pinto, Giovanni Silva de Oliveira, Elano, Diego Ribas, Clodoaldo, Alex de Souza, Raphael Veiga, Ademir da Guia, Djalminha, Lima e Leivinha

Atacantes: Luizao, Tevez, Viola, Palhinha, Luis Fabiano, Muller, Careca, Leonidas da Silva, Pepe (José Macia), Coutinho (Antônio Wilson), Robinho, Evair, Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues) Mazzola, Vavá, Cesar Maluco e Heitor Marcelino Domingues

Gostou da matéria? Siga o Blog do Milan no Instagram e no Facebook, lá postamos ainda mais conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *