O fracasso de Ramires no Palmeiras

Ramires foi um jogador que chegou sob muita expectativa no Palmeiras. Com passagens por Benfica, Chelsea e seleção brasileira, consagrou-se um grande jogador no cenário mundial, disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi herói do título da Champions League pelos blues e conseguiu ser importante e campeão por onde passou, deixando saudades.

No Palmeiras, entretanto, ele não consegue desempenhar um bom futebol e hoje é o jogador mais contestado do elenco ao lado de Bruno Henrique. Aos 33 anos, é 4 anos mais novo do que Felipe Melo, sendo que o Pitbull é idolatrado pela torcida palmeirense e coleciona grandes atuações pelo Verdão mesmo com a idade avançada.

Ao meu ver, uma série de fatores contribuíram para o insucesso do jogador, a começar pelo momento de sua chegada. Ramires assinou contrato com o Palmeiras no dia 13 de junho de 2019, praticamente 1 mês depois da saída de Ricardo Goulart, meia-atacante que era referência no time e o principal nome para a temporada.

Ou seja, Ramires chegou como grande nome em um time recheado de volantes, mas que tinha poucas opções viáveis no ataque. Sua contratação foi parte da falta de planejamento gritante de 2019, o que por si só já jogou bastante contra.

Talvez o principal problema, entretanto, tenha sido sua condição física. O jogador ficou quase 1 ano sem atuar por conta de uma lesão no tendão do músculo adutor da coxa direita, o que além de retirar seu ritmo de jogo, deixou sequelas físicas, desfalcando também o Palmeiras em algumas oportunidades (o que dificultou ainda mais seu desenvolvimento de ritmo).

Com as limitações físicas e atuações abaixo do que se esperava, ele se tornou um custo benefício ruim. Apesar de ter vindo de graça após encerrar seu contrato na China, Ramires recebe um dos maiores salários do elenco, o que sempre acaba sendo um ponto de muita cobrança, afinal o torcedor sempre espera que os principais salários deem os melhores resultados.

Para fechar, ainda vem a confiança. Somando todos estes fatores, o jogador precisa ter um psicológico muito bom para dar a volta por cima, e é natural que o momento ruim deixe o jogador menos confiante para buscar protagonismo.

Ramires já foi campeão Paulista e da Flórida Cup pelo Palmeiras, fez algumas boas atuações, principalmente contra o São Paulo no início da temporada, mas é certo que ele precisa evoluir bastante para fazer jus ao seu grande nome e história.

Autor: Matheus Jane Milan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *