Filho de um ídolo e com passagens pela seleção e Barcelona. Confira um meio-campista que seria muito bom para o Palmeiras ficar de olho!

Ídolo alviverde, Mazinho foi um dentre tantos grandes jogadores que defenderam o Palmeiras na década de 90 durante a “Era Parmalat”. Foi um dos protagonistas dos títulos de 1993 e 1994 (2 Paulistas, 1 Brasileiro e 1 Rio-SP) e titular da seleção tetracampeã, sendo juntamente com Zinho, representante palestrino na seleção canarinha (mantendo a tradição da seleção de jamais ser campeã mundial sem ter ao menos um jogador do Palmeiras no elenco).

Mazinho teve dois filhos que seguiram carreira no futebol: Thiago e Rafael Alcântara. Ambos iniciaram suas carreiras profissionais diretamente na Europa, defendendo o Barcelona desde a base e tendo feito parte da gloriosa era Guardiola, colecionando muitos títulos.

Hoje Thiago está nos grandes holofotes da Europa, titular do poderoso Bayern de Munique, favorito ao título da Champions League. Thiago está em alta, e a dois jogos de ser campeão do torneio mais cobiçado do mundo, o que torna qualquer especulação por parte de clubes brasileiros impensável.

Rafinha, entretanto, foi emprestado pelo Barcelona ao Celta de Vigo, uma vez que não tinha mais espaço no clube catalão, com o empréstimo vigorando até o fim da temporada 2019-2020. Já é a segunda passagem passagem pelo clube de menor expressão da La Liga por empréstimo, o que é uma brecha para o Palmeiras oferecer um projeto desportivo de maior qualidade.

Rafinha nunca atuou em clubes brasileiros pelo futebol profissional, embora tenha colecionado algumas convocações durante os anos de 2015 e 2016, quando fez parte do elenco que faturou o ouro olímpico. Na época, o jogador chegou a declarar: “Sempre foi meu sonho jogar na Seleção Brasileira. Eu sempre me senti mais brasileiro que o meu irmão, por isso tomei essa decisão de defender o Brasil. Meu pai sempre quis isso.”

Embora Rafinha e Thiago tenham se naturalizado espanhóis, Thiago optou por defender a seleção espanhola, enquanto Rafinha optou pela seleção brasileira. Esta identificação brasileira torna muito mais plausível iniciar conversas com Rafinha, não é difícil imaginar o jogador se empolgando em ter a oportunidade de defender um grande clube do Brasil pela primeira vez.

Já vimos com Djalminha, filho do ídolo Djalma Dias, o quanto é fácil a linhagem dentro de um clube conquistar o torcedor. Embora tenha ficado pouco tempo no Palmeiras, Djalminha é muito lembrado até hoje pela torcida por uma série de fatores, dentre os quais está esta relação “familiar” que temperou a relação entre as partes.

Hoje Rafinha tem 27 anos, seu contrato de empréstimo está próximo de um fim, seu contrato com o Barcelona acaba no dia 30.06.2021, seus números são bons (8 gols e 9 assistências em 63 jogos pelo Celta e 12 gols e 8 assistências em 90 partidas pelo Barcelona) e existem muitos argumentos para convencê-lo a se tornar atleta do Palmeiras.

Autor da Matéria: Matheus Jane Milan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *